Americana foi a cidade escolhida pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude para sediar a fase final do JEEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) que acontece em agosto. Com oito modalidades nas categorias masculina e feminina, as competições começam no dia 9 de agosto e seguem até o dia 19.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Osvaldo Klein Neto, o Foca, Americana deve reunir cerca de 5 mil estudantes, entre 12 e 15 anos, de escolas estaduais e particulares de todo o Estado. “Para nós, foi muito positivo receber os jogos, porque nossos atletas vão ter mais facilidade em participar dos jogos e a torcida, o apoio aos jogadores, também será bem maior”, explicou o secretário.

Para receber os JEESP, a pasta recebeu convênio de R$650 mil do Estado e contrapartida da Prefeitura de Americana de R$2 mil. “Temos que fazer algumas melhorias para receber as competições e o interessante, é que depois que os materiais forem usados podem ficar na cidade, ou seja, é também uma herança para nós”, finalizou o secretário.

Os ginásios a receberem os jogos das modalidades vôlei, basquete, tênis de mesa, futsal, handebol, dama, xadrez e atletismo, são: Praça de Esportes Luiz Meneghel, no São Vito, Praça de Esportes Sebastião Barreira, no Bairro Nova Americana, Ginásio de Esportes Aristides Pisoni, no Jardim Ipiranga e Ginásio de Esportes Roberto Polati, no Zanaga I. O Centro Cívico – Complexo Poliesportivo “Milton Fenley Azenha” também irá receber competições.

Os atletas do Estado, que não terão aula neste período, ficarão hospedados em 16 escolas estaduais, sendo 10 em Americana e seis na cidade vizinha, Santa Bárbara d’Oeste.